v. 16 (2023): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

					Visualizar v. 16 (2023): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia

Belo Horizonte-MG, Brasil

Publicado em: 31 de outubro de 2022

Publicação contínua

Publicado: 31-10-2022

Artigos

  • Narrativas digitais e textos multissemióticos relato de intervenção pedagógica no ensino de língua portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46445
    Claudia Barbeta
    e46445
  • Faticidade e polidez em vereditos de vídeos tutoriais do YouTube

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46959
    Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Joao Pedro Marques
    e46959
  • Mediaa Music, inovando o método de ensino/aprendizagem da língua inglesa através de músicas

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46297
    Daniel García Mercado, Arturo Amaya Amaya, Daniel Cantú Cervantes
    e46297
  • Expressões de busca e o uso de diferentes operadores avançados de pesquisa em um mecanismo de busca

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.47531
    Antonio Carlos Picalho, Luciane Maria Fadel, Alexandre Leopoldo Gonçalves
    e47531
  • Materiais didáticos digitais para o ensino/aprendizagem das ciências naturais uma análise bibliométrica

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46865
    Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Diana Marín Suelves, Cecilia V. Becerra-Brito, Antía Cores Torres
    e46865
  • Os memes e a polêmica velada sobre o ensino remoto emergencial

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46126
    Rafael Lira Gomes Bastos
    e46126
  • Práticas pedagógicas no ensino superior com Internet das Coisas metodologias, ferramentas e perspectivas futuras

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.38608
    Lucio Agostinho Rocha
    e38608
  • Conceitualização e modelo da educação STEAM o que é (e o que não é) essa abordagem educacional?

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.44946
    Jefferson Rodrigues-Silva, Ángel Alsina
    e44946
  • Professores universitários condições de teletrabalho e uso de tecnologias no contexto do ensino remoto de emergência

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42793
    Angélica Janeth Cortez Soto, Sara Guadalupe Unda Rojas, Pedro Gil-LaOrden, Marlene Rodríguez Martínez, José Horacio Tovalín Ahumada
    e42793
  • A necessidade de decolonialismo linguístico na legendagem em inglês

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41785
    Marco Lovón
    e41785
  • Desenvolvimento de ferramentas computacionais para o processamento de dados dialetais e lexicográficos

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42302
    Jorge Luiz Nunes dos Santos Junior
    e42302
  • Ferramenta tecnológica para avaliar a compreensão de um texto argumentativo na língua materna espanhola

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46444
    Rosa Ana Martín Vegas, Marta Seseña Gómez
    e46444
  • Influência da aplicação de um plano de leitura na motivação, inteligência emocional, fluência e compreensão leitora em alunos espanhóis do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41548
    José-Antonio Marín-Marín, Jesús López Belmonte, Georgios Lampropoulos, Antonio-José Moreno-Guerrero
    e41548
  • Uma proposta de arquitetura distribuída para votação eletrônica

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42204
    João Marcos Soares, Rafael Oliveira Vasconcelos
    e42204
  • Avaliando a motivação em sala instrução centrada no estudante como meio de engajar alunos irresponsivos

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46068
    Laura Ribeiro Araújo
    e46068
  • Um sistema de recomendação de rotas turísticas baseado em filtragem colaborativa

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41397
    Suzanne Loures Santos, Frederico Araújo Durão
    e41397
  • A inteligência artificial na educação os desafios do ChatGPT

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45997
    Karoline Santos Rodrigues, Olira Saraiva Rodrigues
    e45997
  • Análise de provas avaliativas sobre a eficácia do e-liderança no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41988
    José Manuel Palomino Fernández, María Pilar Cáceres Reche, Magdalena Ramos Navas-Parejo, Blanca Berral Ortiz
    e41988
  • Instagram, fast food e Pedagogia Histórico-Crítica ingredientes para o discurso a favor de uma alimentação saudável no contexto de ensino de inglês

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45190
    Elaine Cristina Gomes Aires de Oliveira, Samuel de Carvalho Lima
    e45190
  • Esfera pública e desinformação em contexto local

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41881
    Luísa Torre, Pedro Jerónimo
    e41881
  • O contexto universitário jordaniano pós-covid e os problemas da avaliação online

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42796
    Nabil Al-Awawdeh
    e42796
  • Aprendizagem Mediada por Dispositivos Móveis um estudo sobre affordances com vistas ao desenvolvimento das tarefas de leitura em inglês

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42312
    Eduardo Simão dos Santos, Júnia de Carvalho Fidelis Braga
    e42312
  • Eficácia das intervenções baseadas em tecnologia para promover a aprendizagem autorregulada em estudantes universitários uma meta-análise

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46636
    Fabiola Sáez-Delgado, Francisca Parra, Pilar Jara, Javier Mella-Norambuena, Yaranay López-Angulo
    e46636
  • Nativos e imigrantes digitais no contexto da COVID-19 as contradições de uma diversidade de mitos

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42233
    Julio Cabero-Almenara, Rubicelia Valencia-Ortiz, Carmen Llorente-Cejudo, Antonio de Padua Palacios-Rodríguez
    e42233
  • O Automated Guided Vehicle como um micromundo de aprendizagem matemática uma perspectiva construcionista

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46113
    Fernando da Costa Barbosa, Daniel da Silveira Guimarães, Élida Alves da Silva, Deive Barbosa Alves, Mônica da Cunha Alves Alves
    e46113
  • Escrever texto e produzir código limpo duas realidades do mesmo processo para estudantes de engenharia

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41439
    Cristian Olivares-Rodríguez, Gabriel Valdés-León, Martha Vidal-Sepúlveda, Romina Oyarzún-Yañez
    e41439
  • Bases sociocognitivas do discurso de ódio online no Brasil uma revisão narrativa interdisciplinar

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46002
    Ana Luísa Freitas, Ruth Lyra Romero, Fernanda Naomi Pantaleão, Paulo Sérgio Boggio
    e46002
  • A videoanimação “Purl” uma análise na perspectiva da Semiótica Sociointeracional

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45482
    Jaciluz Dias Fonseca, Helena Maria Ferreira, Marta Cristina da Silva, Isabela Vieira Lima
    e45482
  • Máscaras pandêmicas uma revisão sistemática sobre os impactos da máscara no reconhecimento das emoções

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41598
    Thiago Dantas, Julian Tejada, Raquel Meister Ko. Freitag
    e41598
  • Videogames independentes na Wikipedia análise das referências utilizadas para representar jogos com possibilidades educativas

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42234
    Jorge Oceja, Ángel Obregón Sierra
    e42234
  • Situação linguística em Kiev no início do século XXI material de uma pesquisa em massa no aplicativo móvel "Kyiv Digital"

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46196
    Mariia Boiko, Mykhailo Vintoniv
    e46196
  • Os robôs educacionais são bons para o aprendizado comunicativo de inglês para alunos do ensino fundamental?

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41469
    Xiaotong Yu, Maria Angeles Gutierrez-Garcia, Roberto Soto-Varela
    e41469
  • Tecnologias a serviço de quem? Um diálogo entre Álvaro Vieira Pinto, Evgeny Morozov, Paulo Freire e Sérgio Guimarães sobre capitalismo de vigilância na educação

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42201
    Janaína do Rozário Diniz, Renata de Souza França
    e42201
  • Avaliação por docentes sobre o papel dos avanços tecnológicos no ensino

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46036
    Yousef Methkal Abd Algani, Zehavit Gross
    e46036
  • Uso dos algoritmos Machine Learning para analisar o Moodle e os telefones inteligentes no processo educativo da Física

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41293
    Ricardo-Adán Salas-Rueda , Jesús Ramírez-Ortega, Selene-Marisol Martínez-Ramírez, Clara Alvarado-Zamorano
    e41293
  • Efeitos das operações de pré-edição na tradução audiovisual usando o TRADOS uma análise experimental das traduções de estudantes sauditas

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45539
    Chaouki Bounaas, Bahia Zemni, Fadiah Al Shehri, Mimouna Zitouni
    e45539

Dossiê 2023: Novos ambientes educativos para leitura: alfabetização, multimodalidade e transmidialidade

  • O livro ilustrado de não-ficção na formação dos leitores análise das chaves discursivas e culturais da leitura na sociedade digital

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41926
    Rosa Tabernero Sala, Daniel Laliena
    e41926
  • Letramento multimodal e pluriletramentos na educação básica por meio da narrativa transmídia El niño, el topo, el zorro y el caballo, de Charlie Mackesy

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41879
    María Victoria López-Pérez, María Bobadilla-Pérez
    e41879
  • Booktubers brasileiros canais literários de incentivo à leitura

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.39079
    Lia Machado Fiuza Fialho, Vanusa Nascimento Sabino Neves
    e39079
  • Gravando vídeos educação literária multimodal

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41797
    Consuelo Allué, Daniel Cassany
    e41797
  • Expansão transmídia de uma história para desenvolver a interpretação literária

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41570
    Angélica Montaner Henríquez, Alba Ambrós-Pallarés
    e41570
  • A contação de histórias como recurso didático-comunicativo para promover a leitura

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.40452
    Álvaro Pérez García, Ignacio Sacaluga Rodríguez
    e40452
  • Práticas letradas da sociedade tecnológica consumo de leitura no ensino superior

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42044
    Eva Álvarez Ramos, Belén Mateos Blanco, Leyre Alejaldre Biel
    e42044
  • A socialização da leitura e da escrita fandom, redes e visibilidade editorial

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.37067
    José Antonio Cordón García, María Muñoz Rico
    e37067
  • Práticas literárias na rede de futuros professores do ensino primário

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41886
    Magdalena López Pérez, Guadalupe de la Maya Retamar
    e41886
  • Ferramentas virtuais na concepção de leitura de futuros professores uma exploração lexical

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41798
    Ester Trigo Ibanez, Inmaculada Clotilde Santos Díaz
    e41798
  • Promoção da leitura e transmídia Da criação editorial ao book trailer como um epitexto fictício

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42047
    Manuel Francisco Romero Oliva, Hugo Heredia Ponce, Carmen Romero Claudio
    e42047

Relatos de experiência

  • Diálogos latino-americanos e aprendizagem de espanhol relato de experiência de Teletandem na UFCG

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42638
    Gabrielle Alves de Souza, Ruth Lins da Silva, Raissa Layane de Deus Souza, Daniel Guillermo Gordillo Sánchez
    e42638

Ensaios

  • Formação e competência digital de professores do Ensino Médio na Espanha

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.44851
    Verónica Mas García, Vicente Gabarda Méndez, José Peirats Chacon
    e44851

Resenhas críticas

  • Resenha de Formação docente em língua inglesa diferentes perspectivas

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42097
    Lauro Sérgio Machado Pereira
    e42097
  • Resenha de Identidades docentes y formación de profesorado en Didáctica de la Lengua y la Literatura

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42105
    Milagrosa Parrado Collantes
    e42105
  • Resenha de Designing for democracy: how to build community in digital environments

    DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46902
    Joao Carlos Sousa
    e46902