Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Historia
Comisión Editorial
Declaración de privacidad
Actual
Ediciones anteriores
Envíos
Templates
Edições para impressão
Avisos
Contacto
Pareceristas Ad Hoc
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
Vol. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
Publicado:
2023-05-30
Artigos
O encontro da arte com a educação: o papel do saber psicológico
Fernando Luiz Zanetti
PDF (Portugués)
PDF INGLÊS (Portugués)
Gestão dos recursos voltados à educação especial em município brasileiro (2008-2014)
Marileide Gonçalves França, Rosângela Gavioli Prieto
PDF (Portugués)
Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças: modos de uso e apropriação da revista em sala de aula
Sheila Alves Almeida
PERSPECTIVAS CURRICULARES SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
José Leonardo Rolim de Lima Severo
A proposta de desenvolvimento rural e de educação da FAO nos anos 1950 e na atualidade: forjando consensos como disfarce social
Santos Silva Dalmaz
Sobre obscenas possibilidades de desencaminhar nossos corpos de hipo mulheres em cenários educacionais
Michele de Freitas Faria de Vasconcelos, Lívia de Rezende Cardoso, Jeane Felix da Silva
Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários
Pérola Cavalcante Dourado, Sônia Maria Guedes Gondim, Elisabeth Loiola Souza, Aleciane da Silva Moreira Ferreira, Gisele Debiasi Alberton
SABERES DOCENTES: AS POLÍTICAS DE RECONHECIMENTO DE SABERES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
Natália Valadares Lima, Daisy Moreira Cunha
DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
AMAURI CARLOS FERREIRA, DANILO ARNALDO BRISKIEVCZ, SORAIA APARECIDA BELTON FERREIRA
Democratización e inclusión en la universidad argentina: sus alcances durante los gobiernos Kirchner (2003-2015)
Adriana Chiroleu
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA A DISTÂNCIA: A MEDIAÇÃO DOCENTE E AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO
Renata Luiza da Costa, José Carlos Libâneo
Reforma do ensino médio e condição juvenil
Geraldo Leão
Mecanismos eficientes na produção do fracasso escolar de jovens negros: estereótipos, silenciamento e invisibilização
Rodrigo Ednilson de Jesus
O debate da política curricular (1996-2006): uma análise a partir da Teoria do Discurso
Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo
Cinco temas centrais na constituição da relação educação-trabalho no Brasil
Eduardo Caliendo Marchesan
Formação docente para educação infantil nos currículos de Pedagogia
Moema Helena Koche de Albuquerque, Eloisa Acires Candal Rocha, Márcia Buss-Simão
A POLÍTICA EDUCATIVA E SEUS EFEITOS NOS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES: A REINVENÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTERPRETADA POR JOVENS ALUNOS
Licinia Correa, Maria Amália Almeida Cunha
LÍNGUAS ADICIONAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS: DISCUSSÃO A PARTIR DE UM CENÁRIO INTERCULTURAL
Maristela Pereira Fritzen, Ana Carolina Nazaro
A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: REFLEXÕES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE NORBERT ELIAS
Vinicius Machado de Oliveira, Juliano de Souza
MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)
GEISA MAGELA VELOSO, Maria Aparecida Paiva, Cynthia Greive Veiga
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO
Carina Merkle Lingnau, Pedro Luis Barbosa Navarro
Formação Técnica e Empregabilidade noPronatec: a experiência de uma cidade da fronteira Brasil-Uruguai
Guilherme Dornelas Camara
BENZER, ORAR E EDUCAR: PERCURSOS DE UMA CURADORA DA AMAZÔNIA
Maria Betânia Barbosa Albuquerque, Marcio Barradas Sousa
PALABRAS DE UNA INDIA VASCA: LECTURAS SOBRE EL COMPROMISO INTELECTUAL DE GABRIELA MISTRAL CON LA GUERRA CIVIL ESPAÑOLA
Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez
O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Neusa Denise Marques de Oliveira, Aliciene Fusca Machado Cordeiro
Gramsci, as Revistas, o Intelectual e a Educação
Egberto Pereira dos Reis
FATORES DETERMINANTES DA EVASÃO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
Samuel de Oliveira Durso, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Fatores Associados à Rotatividade de Diretores no Município do Rio de Janeiro
Felipe Macedo Andrade, Mariane Campelo Koslinski, Ricardo Ceneviva
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA NO ESTADO DA BAHIA
Gisele Marcia Oliveira Freitas, Társio Ribeiro Cavalcante, Antonio Amorim Amorim, Kátia Siqueira Freitas
As concepções marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica de Dermeval Saviani em relação à temática do conhecimento: contribuições ao currículo
Márden de Pádua Ribeiro, Teodoro Adriano Costa Zanardi
O processo de alfabetização abordagem multimodal
Javier González García
As Licenciaturas em História e a Lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a Diferença?
MAURO CEZAR COELHO, Wilma Nazaré Baía Coelho
Folha de rosto (Portugués)
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS
Sandro Vinicius Sales dos Santos
A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS
Ana Leticia Losano, Dario Fiorentini
O ensino de português no Brasil: as desigualdades da distribuição linguística.
Émerson de Pietri
Valoración de la formación académica y de la inserción laboral en titulados de Pedagogía en Educación Básica en Chile
Oscar Espinoza Diaz
A análise de interações discursivas em aulas de ciências: ampliando perspectivas metodológicas na pesquisa em Argumentação
Luiz Gustavo Franco, Danusa Munford
Feminismos para além dos feminismos: êthos crítico e transformação do pensamento
Gregory da Silva Balthazar, Fabiana de Amorim Marcello
NA CRECHE, CUIDADOS CORPORAIS, AFETIVIDADE E DIALOGIA
Daniela Oliveira Guimarães, Rachel Arenari Razuk
Os jovens e a escrita: práticas escolares e extraescolares em Portugal
Inês Cardoso, Luísa Álvares Pereira, Célia da Graça Lopes, Rui Patrício Andrade Pereira Lopes
A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO OBJETO DE ANÁLISE NAS DECISÕES JUDICIAIS
Barbara Cristina Hanauer Taporosky, Adriana Aparecida Dragone Silveira
Professores e alunos no facebook: a colaboração como forma de potencializar a agência
Fernando Rezende da Cunha Júnior
QUANDO E COMO USAR ENTREVISTAS POR E-MAIL: REFLEXÕES COM BASE EM PESQUISA SOBRE ASSEXUALIDADE
Cláudia Pereira Vianna, Elisabete Oliveira
Artigo (Português) (Portugués)
O fazer matemático e o saber matemático: uma interação necessária?
Eveline Vieira Costa, Élida Luberiaga, José Leôncio Castelo Branco
Forma de vida surda e seus marcadores culturais
Pedro Henrique Witchs, Maura Corcini Lopes
O HÍBRIDO ENERGIA ENUNCIADO POR PROFESSORES DE FÍSICA E BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL
Rodrigo dos Santos Crepalde, Orlando Gomes de Aguiar Jr.
Formação para a docência nos anos iniciais na Alemanha
Catia Piccolo Viero Devechi, Wivian Weller
Estratégias de Mediação no Trabalho Docente: um Estudo em uma Universidade Pública na Amazônia
AMANDA GABRIELLA OLIVEIRA TUNDIS, Janine Kieling Monteiro, Anelise Schaurich dos Santos, Franciele Santiago Dalenogare
LETRAMENTO MUSICAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS)
Helvio Frank de Oliveira, JOSÉ CACILDO VIEIRA SILVA
Jovens, Midiatização da Leitura e Narrativas de sentido: implicações para a escola
Cirlene Cristina Sousa, Marcial Maçaneiro
O QUE É ENSINAR A ORALIDADE? ANÁLISE DAS PROPOSIÇÕES DIDÁTICAS APRESENTADAS EM LIVROS DESTINADOS AOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Débora Amorim Gomes da Costa Maciel, Fabrini Katrine da Silva Bilro
SENTIDOS DAS FAMÍLIAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Kallyne Kafuri Alves, Valdete Côco
A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR
Natália Fraga Carvalhais Oliveira, Savana Diniz Gomes Melo
A Crise na Educação, 60 anos depois: apontamentos sobre a crise educacional moderna no quadro teórico de A Condição Humana, de Hannah Arendt
Wanderley José Deina
Racismo y Educación. Una revisión crítica
SANDRA SOLER
Hibridações da cultura acadêmica com a cibercultura: análise das práticas acadêmicas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Lebiam Tamar Gomes Silva, Irinalda da SIlva Bezerra
Paulo Freire: tempos infantis para a infância
Walter Omar Kohan
VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA FÍSICA DO TRÂNSITO
Patrick Alves Vizzotto, Luiz Fernando Mackedanz
Em letras e ritmos: visões de escola, educação e trabalho no samba brasileiro (1930-1950
Maria Ângela Borges Salvadori
Dimensionando as desigualdades por sexo e cor/raça na pós-graduação brasileira
Amélia Cristina Abreu Artes
À SOMBRA DAS ÁRVORES... RESPIRANDO AR PURO: EDUCAÇÃO E DIVERTIMENTOS JUNTO À NATUREZA NA SÃO PAULO DOS ANOS 1920
Carmen Lúcia Soares, Samuel Ribeiro dos Santos Neto
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PROPOSTAS CURRICULARES DA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DAS ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
Daniel Teixeira Maldonado, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva
ADOECIMENTO DAS PROFESSORAS DAS PRIMEIRAS LETRAS EM OLINDA: SINTOMAS, QUEIXAS E DIAGNÓSTICOS
Edna Maria Rodrigues de Souza, Diogenes José Gusmão Coutinho
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM PANORAMA DO COMPROMISSO SOCIAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Thais Aparecida Dibbern, Evandro Coggo Cristofoletti, Milena Pavan Serafim
CONNECT IT, SWIPE IT, AND INTEGRATE IT: MOBILE APPS AFFORDANCES AND ADOPTION OF INNOVATION IN TEACHER EDUCATION AND INSTRUCTION
Glenda Gunter, Junia de Carvalho Fidelis Braga
EM BUSCA DE SIGNIFICADOS PARA A EXPRESSÃO “IDEOLOGIA DE GÊNERO”
Ivanderson Pereira da Silva
OS GÊNEROS TEXTUAIS EM AVALIAÇÕES DO ENADE DE LETRAS E EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES
Andreia Rezende Garcia-Reis
Cuidado e gerencialismo: para onde vai o trabalho das professoras
Marília Pinto de Carvalho, Cinthia Torres Toledo, Ivana Gonçalves de Oliveira, Ângela Esteves Modesto, Claudio da Silva Neto
E AGORA, QUEM SOU EU? VOU ME LEMBRAR, SE PUDER! ESTOU DECIDIDA!: (DES)CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA CIÊNCIAS
Patricia Petitinga Silva, Andréia Maria Pereira de Oliveira, Elizeu Clementino de Souza
Quem girou as chaves da internacionalização dos currículos na Educação Básica?
JUARES SILVA THIESEN
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Idioma
English
Español
Português
Palabras clave
CNPQ