Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Histórico
Comissão Editorial
Declaração de Privacidade
Atual
Edições anteriores
Submissões
Templates
Edições para impressão
Notícias
Contato
Pareceristas Ad Hoc
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
V.41 (2025)
V.41 (2025)
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41
Publicado:
29-01-2025
Artigos
ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PERSPECTIVA DE BARDIN
CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES PARA A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO
Paulo Roberto Dalla Valle, Jacques Lima Ferreira
PDF
PDF (Inglês)
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
Amanda Santana Gomes-Silva, Enicéia Gonçalves Mendes
PDF
PDF (Inglês)
POTENCIALIDADES E LIMITES DOS PROGRAMAS FEDERAIS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:
UM ESTADO DO CONHECIMENTO
Alexandre Vanzuita, Juliana Guérios
PDF
PDF (Inglês)
LITERACIA CIENTÍFICA: UM OLHAR SOBRE AS SUAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES
Marcelo Coppi, Isabel Fialho, Marília Cid
PDF
PDF (Inglês)
A BNCC E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
MARCELO BURGOS
PDF
PDF (Inglês)
METODOLOGIA PARA USAR TECNOLOGIAS DIGITAIS, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DE ALUNOS
Romulo Gonçalves Lins, Renata Maciel de Andrade, Ricardo Gaspar
PDF
PDF (Inglês)
PESQUISAR, ORIENTAR E PRODUZIR AULA NO PROFEPT
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NA PÓS-GRADUAÇÃO
Ana Sara Castaman, Liliana Soares Ferreira
PDF PT
PDF EN
LIDERANÇA DOCENTE
DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DE DOCENTES-LÍDERES
Ana Carolina Rusca Correa Porto, Maria Alzira de Almeida Pimenta
PDF
PDF EN
O FILOSOFAR COMO INFÂNCIA DO CINEMA (DOCUMENTÁRIO) NA ESCOLA
Geraldo Pereira , Walter Omar Kohan
PDF PT
PDF EN
REFLEXÕES SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À LUZ DOS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Eduardo André Mossin, Giselle Alves Martins, Riama Coelho Gouveia, Rodrigo Pantoni
PDF
PDF (Inglês)
ENGAJAMENTO ESTUDANTIL
UMA ANÁLISE DOS INDICADORES, FACILITADORES E MÉTODOS DE MENSURAÇÃO EM REVISÕES DE LITERATURA
Larissa Carniel, Tobias Espinosa, Leonardo Heidemann
PDF
PDF (Inglês)
DIGITAIS
NOTAS SOBRE O AMOR, O CARÁTER E A DOCÊNCIA
Luiz Coppi, Gabriela De Araujo Carvalho
PDF
PDF (Inglês)
POLÍTICAS EDITORIAIS
UMA INVESTIGAÇÃO DE PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO POR MEIO DE ANÁLISE DOCUMENTAL
Matheus Ganiko-Dutra, Kevin Luiz Lopes-Delphino, Caio Augusto Martins Furtado
PDF
PDF (Inglês)
FALANDO EM FORMAÇÃO DOCENTE
PERFIL DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS EM MINAS GERAIS
Thais Cristina Figueiredo Rego, Fabiane Santana Prevital
PDF
PDF (Inglês)
FINANCEIRIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE
Maria Ângela Cláuver de Lucena, Marina Quirino Magalhães , Ana Valéria Carneiro Dias
PDF
PDF (Inglês)
O USO DO DESIGN THINKING NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES FORMATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS
UMA EXPERIÊNCIA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Mariana Parreira Lopes, Letícia da Fonseca
PDF
PDF (Inglês)
Maria Helena Novaes:
REFLEXÕES SOBRE CRIATIVIDADE ENTRE PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE (DÉCADA DE 1970)
Dulce Regina Baggio Osinski, Jacyara Batista Santini
OS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS DA UNESCO
Ana Carolina Fernandes Gonçalves, Cezar Luiz De Mari
pdf português
PDF inglês (Inglês)
O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A) ESCOLAR
UM ESTUDO PAUTADO NA PEDAGOGIA DIALÉTICO-CRÍTICA
Luciana Pereira da Costa e Silva, Fernanda Pinto de Aragão Quintino, Thaiany Guedes da Silva
PDF inglês
PDF Português
CARTOGRAFIAS NARRATIVO-RETÓRICAS PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL: CENÁRIOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM SITUAÇÕES DE APOIO ESCOLAR
Jorge Soto, Ignacio Figueroa-Céspedes, Esteban Fica
EN PDF (Inglês)
ES (Espanhol)
IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA
João Carlos Martins Bressan, Fernanda Moreto Impolcetto
PT PDF
EN PDF (Espanhol)
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E IMAGEM CORPORAL: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Vitor Alexandre Rabelo de Almeida, Felipe Machado Huguenin, Fabiane Frota da Rocha Morgado
PT PDF
EN PDF (Inglês)
INSÓLITO POTIGUAR
ANDANÇAS DO SERTÃO MÍTICO À AULA DE LITERATURA NUMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE
Júlio César de Araújo Cadó, Maria Regina Soares Azevedo de Andrade, Samia Nascimento Sulaiman
EN PDF (Inglês)
PT PDF
PROGRAMA ESCOLA CÍVICO-MILITAR: DIAGNÓSTICO DO PRESENTE
Juliana Boanova Souza, Suelen Assunção Santos
PT PDF
EN PDF (Inglês)
(DES)CAMINHO DA UTFPR NA CONSTRUÇÃO DO MODELO BRASILEIRO DE UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA
Luiz Alberto Pilatti, Luiz Marcelo de
PT PDF
EN PDF (Inglês)
DANÇAS, PERFORMANCES E (NOVAS) “EPIDEMIAS”
O QUE A ESCOLA TEM A VER COM ISSO?
William Roslindo Paranhos, Elizabeth Macedo
PT PDF
EN PDF (Inglês)
ENSINO HÍBRIDO CRÍTICO-COLABORATIVO: UMA DISCUSSÃO ÀLUZ DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL
MARIA OTILIA GUIMARÃES NININ, MARIA CECÍLIA CAMARGO MAGALHÃES
PT PDF
EN PDF (Inglês)
CONSTRUINDO PONTES GERACIONAIS: BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA INCLUSÃO DE PESSOAS IDOSAS NA UNIVERSIDADE
Dra. Roberta Andrade e Barros, Dra NATALIA DE CÁSSIA HORTA , Lídia Di Bella Castro Rabelo, Dra. MARIA TERESINHA DE OLIVEIRA FERNANDES, Dra. MARINA CELLY MARTINS RIBEIRO DE SOUZA, ISABELA RODRIGUES DOS ANJOS SILVA
PT PDF
EN PDF (Inglês)
EXCLUSÃO DIGITAL E SEUS IMPACTOS SOBRE A PROFICIÊNCIA NO ENEM: UM ESTUDO COM CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DE BAIXA RENDA ENTRE 2015 E 2023
JORDANA APARECIDA DE OLIVEIRA RUBIM, Daielly Mantovani, Ocimar MUNHOZ ALAVARSE
PT PDF
EN PDF (Inglês)
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: O QUE DIZEM AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA
Sandra Maria Zardo Morescho, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Julcemar Bruno Zilli
PDF
PDF (Inglês)
O CORPO COMO DISCURSO ENTRE A CAPOEIRA E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: GINGAS INTERCULTURAIS POSSÍVEIS
Taryn Santos, Danilo Kato
PDF EN (Inglês)
PDF
ANÁLISE DO PAPEL MEDIADOR DA RESILIÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE APOIO SOCIAL E BURNOUT EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Telma Regina Fares Gianjacomo, Renne Rodrigues, Camilo Molino Guidoni, Edmarlon Girotto
PDF
PDF (Inglês)
TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
ENTRE TRAJETOS-PROJETOS FAMILIARES E INDIVIDUAÇÃO
Célia Elizabete Caregnato, Russel Teresinha Dutra da Rosa, Renato Shimedzu Terra, Murilo Marreco Pedroso
PDF
PDF (Inglês)
O PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO:
INSTITUCIONALIDADE ORNITORRINCA? FRENTES DE LUTAS NOS GIROS DE UM CALEIDOSCÓPIO
Ivan Santos, Kelma Freitas
PDF
PDF (Inglês)
TEMPOS DE DESMONTE DO ESTADO DE DIREITOS HUMANOS. TEMPOS DE IMPOSIÇÃO DE UM ESTADO DE MERCADO, DO CAPITAL.
Miguel Gonzalez Arroyo
PDF
AVANÇOS E DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO BRASIL
Ana Tereza Reis da Silva, Bárbara Ribeiro Dourado Pias de Almeida, Lurian Lima
PDF
PDF (Inglês)
A BIBLIOTECA ESCOLAR NO BRASIL E NA COLÔMBIA
ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTUDOS
Helen Rose Flores de Flores, Elaine Conte
PDF
PDF (Inglês)
TRANSFORMAÇÕES DO MOVIMENTO SECUNDARISTA NA CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM FLEXÍVEL ATRAVÉS DA CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO
Laura Helena Paz, Luciana Zambon
PDF PT
PDF EN
LITERATURA E COAPRENDIZAGEM NA DOCÊNCIA
UM CAMINHO PELA LEITURA DE METAFICÇÃO
Gildene Lima de Souza Fernandes, Marly Amarilha, Alessandra Cardozo de Freitas
PDF PT
PDF EN
MILITARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E OPINIÃO PÚBLICA
REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS EM ENUNCIADOS DO JORNAL O POPULAR
Eduardo Santos, Miriam Alves, Lívia Reis
PDF EN
PDF PT
GINÁSTICA ARTÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR:
IMPLEMENTAÇÃO DO SPORT EDUCATION A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIRIANA
Pricila Lopes, Carla Nascimento Luguetti, Elaine Prodócimo
PDF
PDF (Inglês)
A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO DOCENTE PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR
Fatima Regina Brito Uhr, Adriana Benevides Soares
PDF
PDF (Inglês)
REVISITANDO E RECONSTRUINDO UM CONCEITO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Angelo Ricardo de Souza
PDF
PDF (Inglês)
FORMAÇÃO 1+1+1 EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA:
UMA NOVA TENDÊNCIA?
Daniella Thiemy Sada da Silva, Maria Cecilia Bueno Fischer
PDF
PDF (Inglês)
A TRANSFORMAÇÃO HISTÓRICA DA DIDÁTICA NO BRASIL
REFLEXÕES SOBRE O ENDIPE (1972 a 2024) E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Célio Moacir dos Santos, Lígia Arantes Sad
pdf português
PDF inglês
DO PROFESSOR ABSTRATO AO PROFESSOR CONCRETO
Elza Margarida de Mendonça Peixoto
PT PDF
EN PDF (Inglês)
INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: ANÁLISE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
ANA ALICE SOUSA DOS SANTOS, DANIELA SOARES LEITE
PT PDF
EN PDF (Inglês)
TECNOLOGIAS DIGITAIS E O DESEMPENHO DA ATENÇÃO
UM ESTUDO COM CRIANÇAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS
Daniela Karine Ramos, Rui Marques Vieira
PT PDF
EN PDF (Inglês)
BRASIL E PORTUGAL
UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA O ENSINO SUPERIOR
Tatiane Salete Mattei, Elsa Ferreira, Lucir Reinaldo Alves, Conceição Rego
PT PDF
EN PDF (Inglês)
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E AS HABILIDADES DO SÉCULO XXI: REVISÃO SISTEMÁTICA
Claudio Dias, Daniel Guilherme Gomes Sasaki
PT PDF
EN PDF (Inglês)
A UNIDADE CONTEÚDO-FORMA NA "PSICOLOGIA DO JOGO" DE D.B. ELKONIN
Amanda Marques Ramalho, Juliana Campregher Pasqualini, Marina Nascimento de Sousa
PT PDF
EN PDF (Inglês)
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA CAPES SOB O OLHAR DAS ESTUDANTES:
EXPERIÊNCIAS EM CONTEXTO REMOTO
Bruna Nayara Bertolini, Mateus Henrique do Amaral, Adriana Varani
PT PDF
EN PDF (Inglês)
O IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS E A INCULCAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DESDE A TENRA IDADE ESCOLAR
Dinis Fernando Costa
PT PDF
EN PDF (Inglês)
ALFABETIZAÇÃO COLONIZADA: UM CURRÍCULO, UMA POLÍTICA E SUAS MÚLTIPLAS FACES: POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM ANÁLISE
Rita Frangella
PT PDF
EN PDF (Inglês)
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A CONFORMIDADE DE RELATÓRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO EM RELAÇÃO À NOTA TÉCNICA Nº 065/2014/INEP/DAES/CONAES
Ariél Philippi Machado, Anne Marie Scoss, Luan Philippi Machado, Luciana Oliveira Penna dos Santos, Thiago Henrique Almino Francisco
PT PDF
EN PDF (Inglês)
ENCONTROS COM JOVENS NAS RUAS E NAS REDES: PESQUISA EM MOVIMENTO COM GLÓRIA DIÓGENES
Dra. Juliana Batista dos Reis, Dra. Glória Diógenes, Dra. Maria Carla Corrochano
PT PDF
Palavra Aberta
Antifeminismo de Estado no Brasil
o Ministério da Educação durante o primeiro ano do Governo Bolsonaro (2019)
Marina Alves Amorim, Ana Paula Salej, Maria Clara Mendonça Maia
PT PDF
Resenha Avaliativa
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DIRIMIR O BURNOUT ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR:
CONTRINBUIÇÕES DE UMA PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE
Mariana Soares de Aguiar e Silva Veríssimo
PDF
CARREIRA DO(A) PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA (EBTT) E A INSTITUCIONALIDADE DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Célia Aparecida Rocha
PDF
A A CARREIRA DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO NO INSTITUTO FEDERAL: INTENSIFICAÇÃO, PRECARIZAÇÃO E RESISTÊNCIA
FABÍULA TATIANE PIRES
PDF
PODE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA?
Luiz Fernando Rodrigues Pires
PDF
POLÍTICAS EDITORIAIS NO CONTEXTO DA CIÊNCIA ABERTA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E PERSPECTIVAS
Suzana dos Santos Gomes
PDF
PEDAGOGIA E PRÁXIS EDUCATIVA: A IMPERATIVA NECESSIDADE DA CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Lenilda Rêgo Albuquerque de Faria
PT PDF
A construção do campo da didática
maria rita neto sales oliveira
PT PDF
UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A INTERVENÇÃO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL
José Antônio Vieira
PT PDF
CAPITALISMO E ASSÉDIO: UM VÍNCULO ESTRUTURAL
Savana Diniz Gomes Melo, Rafaela Campos Duarte Silva
PT PDF
ANÁLISE DO PAPEL MEDIADOR DA RESILIÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE APOIO SOCIAL E BURNOUT EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Rosana Pontes
PDF
PERSPECTIVAS DE DIÁLOGO ENTRE AS POLÍTICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL
Josiane Pereira Torres , Jáima Pinheiro de Oliveira
PDF
EDUCAR PARA A CIDADANIA ENTRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
AMPLIANDO HORIZONTES
Wanderson Diogo Andrade da Silva
PDF
O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ESTUDANTES
Samuel Durso
PDF
CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL: REFLEXÕES A PARTIR DA REVISÃO DE LITERATURA
Andrea Karla Ferreira Nunes, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
PDF
INSERÇÃO DA INTEGRIDADE NA PESQUISA NA POLÍTICA EDITORIAL DE PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO
Luís Paulo Leopoldo Mercado
PDF
AS DIMENSÕES TÉCNICAS E POLÍTICAS DAS PRÁTICAS EDITORIAIS EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO: PARA ALÉM DAS NORMAS
Cláudia T. Amaral
PDF
AJUDANDO A “DESMITIFICAR” A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM EDUCAÇÃO: A ABORDAGEM DO APRENDIZADO DE MÁQUINA
Ewerton Alex Avelar
PDF
REFLEXÕES SOBRE OS CONTEÚDOS DA DIDÁTICA PELAS CONTRIBUIÇÕES DOS ENDIPES E SEUS VÍNCULOS COM O CONTEXTO EDUCACIONAL
Ângela Dalben
PT PDF
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NA DISCUSSÃO DO ENSINO HÍBRIDO CRÍTICO-COLABORATIVO
Dra. Luciana Martins Arruda
PT PDF
O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A) ESCOLAR: UM ESTUDO PAUTADO NA PEDAGOGIA DIALÉTICO-CRÍTICA
Adelson Ferreira da Silva
PT
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Español
Português
Palavras-chave
CNPQ